quarta-feira, 14 de março de 2012

Missa abre comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese de Paranaguá


Uma missa de Ação de Graças abriu oficialmente as comemorações do Jubileu de Ouro (50 anos) da Diocese de Paranaguá. Todos os bispos do Paraná chegaram no domingo, 11, para participar da celebração, que aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, com inicio às 19h.
O anfitrião, dom João Alves dos Santos, bispo de Paranaguá, deu as boas vidas a todos e agradeceu a escolha da Diocese de Paranaguá para sediar o encontro dos bispos do Paraná. “É com grande alegria que abrimos oficialmente as comemorações dos cinquenta anos da nossa Diocese de Paranaguá, e também poder acolher todos os irmãos bispos do Regional Sul 2”, destacou dom João. Ele também lembrou que no dia 11 de março, do ano anterior, acontecia uma tragédia no litoral, e aproveitou a oportunidade para agradecer os bispos do Paraná, pelo auxílio e pronta ajuda, frente às dificuldades encontradas em várias paróquias, em decorrência as fortes chuvas.  
O arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, foi. Em seu discurso, enfatizou a importância que a cidade de Paranaguá teve na história da construção do Estado e da fé cristã em seu povo.  “Então abrimos esta assembleia na histórica e venerável Catedral de Nossa Senhora do Rosário, sendo a primeira igreja dedicada a ela em 1578. Em Paranaguá também se encontra o santuário estadual de Nossa Senhora do Rocio, devoção anterior até a de Nossa Senhora Aparecida. O Papa Paulo VI em 1977, reconheceu oficialmente o título de Padroeira do Estado do Paraná. Esta assembléia inicia com solene e piedosa missa de Ação a Graças de Deus por todos os dons concedidos a todos os diocesanos de Paranaguá e atingindo também todo o Paraná porque é que daqui se erradia toda a devoção de Nossa Senhora do Rocio a todo o Estado”, destacou dom Pedro Fedalto, que ainda fez um relato da história da Diocese de Paranaguá.  
O presidente Regional da CNBB Sul II, dom João Bosco, bispo de Umuarama, disse que a Assembleia é uma forma de homenagear a Diocese pelo seu jubileu de ouro. “Escolhemos Paranaguá por causa da celebração do seu Jubileu de Ouro e ficamos felizes porque pudemos celebrar com Dom João este acontecimento, assim vamos mostrando que nossa atividade abençoada por Deus é aquilo que realizamos unidos em Cristo”, destacou dom João Bosco.  
Antes de encerrar a celebração, o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, destacou que é com orgulho e satisfação que participará das comemorações dos 50 anos da Diocese de Paranaguá. “Vamos celebrar o Jubileu de Ouro participando com afinco de todos os momentos até o dia 21 de julho, data em que celebra os 50 anos da Diocese de Paranaguá. Damos boas vindas a todos em nome da prefeitura de Paranaguá e desejamos sucesso nestes dias de trabalho”, disse Baka.
Assembléia dos Bispos do Regional Sul II da CNBB
Está sendo realizada até ontem, 13, na Diocese de Paranaguá, a Assembléia dos Bispos do Regional Sul II (Paraná), com a presença de 25 bispos e arcebispos de todo Paraná.  “O encontro que estamos realizando é a Assembleia dos Bispos do Paraná. Ela é realizada sempre esta época anualmente, oportunidade em que podemos rever as atividades do Regional e buscamos a unidade da caminhada da Igreja no Paraná. Nós temos um grande encontro do povo de Deus que acontece em setembro, onde são estabelecidas as diretrizes da Igreja do Paraná. E neste encontro estamos revendo as decisões tomadas que estão se encaminhando nas dioceses. A Igreja de Cristo é bonita por causa disto, ela caminha em unidade. E o povo de Deus reconhece isso e vê nos bispos esta unidade”, destacou dom João Bosco. Ele também deixou uma mensagem a Diocese de Paranaguá. “Nós temos muita esperança e otimismo. Vivemos em um período em que muitas pessoas não vêem muito sentido em participar da Igreja, de viver com Deus e religiosamente. Mas estamos diante de uma perspectiva tão grande e bonita de iniciarmos um ano da fé, em prepararmos nossos jovens para a Jornada Mundial da Juventude. Em Cristo a gente nunca perde, a gente sempre ganha”, externou o presidente da Regional Sul 2. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário