quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jubileu da Diocese de Paranaguá


Nota da Diocese de Paranaguá
sobre o seu Jubileu de Ouro

Em 2012 a Diocese de Paranaguá celebrará o seu Jubileu de Ouro.

O Santo Padre, o Papa Bento XVI, a pedido do Bispo Diocesano, Dom João Alves dos Santos, concedeu que do dia 1º. de janeiro à 31 de dezembro de 2012 os fiéis católicos possam receber Indulgência Plenária todos os dias – durante este período – desde que visitem as Igrejas Jubilares determinadas pela autoridade diocesana, participem de algum ato litúrgico ou de alguma devoção comunitária ou pessoal nestas Igrejas e que cumpram as condições estabelecidas para ganhar as indulgências que são a confissão sacramental, a comunhão eucarística e as orações nas intenções do Santo Padre.

Os doentes e idosos podem também receber a Indulgência Plenária assomando-se espiritualmente aos atos de culto e de piedade celebrados nas Igrejas Jubilares.

Indulgência trata-se do perdão das penas temporais ocasionadas pelos pecados cometidos. Quando uma pessoa se confessa são perdoadas as culpas, restam ainda as penas. As penas podem ser remidas no Purgatório como ensina a doutrina católica ou quando alguém lucra Indulgência. As indulgências podem ser parciais (quando perdoam parte das penas) ou plenárias (quando perdoam todas as penas).

As indulgências recebidas podem ser para a pessoa que a lucrou ou pode oferecê-la às almas do Purgatório, ou a uma determinada pessoa falecida.

O Senhor Bispo escolheu como Igrejas Jubilares todas as Igrejas Paroquiais do território da Diocese (Igrejas Matrizes ou lugares que servem de Matriz das Paróquias que ainda estão construindo suas Igrejas Matrizes), Santuário e Reitorias.

A Diocese publicará em breve folhetos informativos a respeito das Indulgências do Ano Jubilar da Igreja de Paranaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário