sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O Senhor Jesus nos deu a ordem: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16:15).
Eu e vc somos chamados a anunciar o Evangelho de Cristo Jesus que está Vivo no meio de nós.


O FIM DO MUNDO

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém
Assessor Eclesiástio da RCCBRASIL


Não é brincadeira! O mundo vai acabar! Com toda certeza, um dia Deus será tudo em todos, as coisas antigas passarão, contemplaremos o Filho do Homem vir nas nuvens com grande poder e glória (Mc 13,26). Mas... "quanto àquele dia, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai" (Mc 13,24-32).

É da segunda carta de São Pedro a recomendação: "O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. Vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz. Considerai também como salvação a paciência de nosso Senhor" (2 Pd 3,12-15). Aliás, já vivemos no fim dos tempos, desde que veio o Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Inaugurou-se, pela bondade de Deus, o tempo novo. Somos por ele chamados a viver nesta terra antecipando e apressando o dia de Deus (cf. 2 Pd 3,12).

Logo, nenhuma preocupação com o fim do mundo, mas muita ocupação em viver neste mundo com justiça e piedade. Quando se completar a obra, esta chegará ao seu término, será completa, chegará ao fim! Vale a pena buscar um roteiro de viagem para a caminhada nesta terra, ocupando-nos com o que constrói desde já o Reino de Deus, no qual também os seus filhos reinarão.

Temos uma virtude, que é dom de Deus recebido de presente no Batismo, a esperança, que nos dá a certeza de não estarmos num beco sem saída. Não fomos jogados neste mundo, como obra do acaso! Temos nome diante a face de Deus, somos reconhecidos e tratados como filhos e destinados à felicidade. O Pai do Céu fez este mundo como paraíso para suas criaturas, e é nossa missão lutar para que ele seja assim e para todos. Daí, faz parte da missão do cristão reconstruir, consertar, tomar iniciativa, espalhar o bem, semear por acreditar na colheita, não só aquela do final dos tempos, mas as muitas e sucessivas florações do jardim de Deus em torno a nós. Em qualquer etapa da viagem, a meta é certa!

Não perder tempo, mas preencher com amor a Deus e ao próximo cada instante da existência. Quem chega ao fim de um dia maravilhosamente cansado, depois de ter feito o bem, será feliz e realizado. Nem terá tempo para medo de escuridão ou dos inexistentes fantasmas que podem povoar a "louca da casa", a imaginação. Não terá medo da morte, pois sabe que ela um dia chegará no melhor momento da existência de cada pessoa. É que Deus, sendo Amor, colherá  a flor da vida de cada filho ou filha no tempo certo, pois para ele um dia é como mil anos e mil anos como um dia (Sl 89,4). Ninguém na ociosidade! Não perder tempo!

Ao longo da estrada, há sinais oferecidos por Deus, mostrando o rumo da viagem. Pode ser o irmão caído beira do caminho, um grito que pede atenção. Ali, há que descer da montaria de nosso orgulho ou falta de tempo, derramando o óleo e o vinho do afeto (Cf. Lc 10,30-37), dando o que pudermos para que aquele que caiu seja confiado à "estalagem" chamada Igreja, a quem cabe cuidar da humanidade até o Senhor voltar!

Muitas vezes será a palavra anunciada, "oportuna e inoportunamente" (2 Tm 4,2), cujo som ecoa e chega ao ouvido e ao coração. Até o Senhor voltar, sinal será a comunidade que participa da Eucaristia, enquanto espera sua vinda, clamando quotidianamente "Vem, Senhor Jesus". Na Eucaristia, torna-se presente o sacrifício de Cristo, sua Morte e Ressurreição. Mesa preparada, irmãos acolhidos, Céu que se antecipa e nos faz missionários! Acolher a todos e fazer crescer a Igreja.

Quem escolhe o seguimento de Jesus Cristo prestará atenção nos "sinais dos tempos", aprendendo com as lições de sua história pessoal e dos acontecimentos. Para dar um exemplo, ao ler ou ouvir as notícias diárias de crises, crimes ou desastres, saberá ir além dos sustos ou escândalos. Ao invés de achar que o fim do mundo está chegando, porá mãos à obra, buscando todos os meios para que o dia de amanhã seja melhor do que hoje. Será sua tarefa ir além das eventuais emoções oferecidas pelos acontecimentos, para edificar com serenidade e firmeza o futuro. Se para tanto haveremos sempre de contar com a graça de Deus, que ninguém se esqueça de que, após a criação do mundo, o cuidado com tudo o que era "muito bom" (Cf. Gn 1,1-31) foi entregue ao homem e a mulher. Responsabilidade!

Mais ainda! Quem olha ao seu redor, verá que a viagem se faz em comunhão com outras pessoas. Ninguém tem todos os dons e todas as capacidades. O apóstolo São Paulo já ensinava, comparando com o corpo a vida da Igreja (Cf. 1 Cor 12,1-31) o jeito de partilhar com os outros na aventura da existência nesta terra. Enquanto caminhamos, é bom aprender as leis da eternidade, onde Deus será tudo em todos. Partilhar os dons e os bens,  superar a ganância e aproveitar todas as ocasiões para estar com os outros, construindo um mundo de irmãos. Na eternidade, não haverá luto, nem dor, egoísmo ou tristeza! É bom antecipá-la!

Assim, ouvir a Igreja que fala do fim dos tempos, será uma positiva provocação a todos os cristãos. Atenção aos avisos de trânsito na estrada do Reino definitivo: "A meta é certa!"; "Não perder tempo!";
"Acolher a todos e fazer crescer a Igreja!"; "Responsabilidade!"; "Antecipar os valores da eternidade!" Poderemos então rezar confiantes: "Senhor nosso Deus, fazei que nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas". Amém! Maranatha! Vem, Senhor Jesus! Amém!

terça-feira, 29 de maio de 2012

REUNIÃO COM DOM JOÃO ALVES BISPO DIOCESANO

Na manhã desta terçã-feira nas dependências da Mitra Diocesana de Paranaguá, nossa Coordenadora Diocesana Lilia Rita, juntamente com o Coordenador Diocesano do Ministério de Pregação Nélson Guedes e também com Fabio Junior Coordenador do Projeto Jesus no Litoral e Pe. Alex Cordeiro acessor do Ministério Jovem no Paraná estiveram reunidos com nosso Bispo Diocesano 
Dom João Alves dos Santos. 

A Reunião foi para apresentar um balanço da ultima edição do Projeto Jesus no Litoral, e também apresentar as propostas para o Projeto deste ano que completa 10 anos.
Depois de uma Partilha bem ampla sobre todo o Projeto e suas dimensões, partilhados pela equipe estadual e a coordenação diocesana, Dom João abençoou todas as ações do Projeto 2012/20013, bem como todos os Projetos da RCC.


 Jake  Rita
Ministério de Comunicação Social
Diocese de Paranaguá





segunda-feira, 28 de maio de 2012

Papa encoraja Renovação Carismática a perseverar em sua missão

Papa encoraja Renovação Carismática a perseverar em sua missão

Rádio Vaticano



O Senhor precisa de vocês para fazer de suas famílias locais de amor e de esperança, disse Bento XVI aos membros italianos da Renovação Carismática
Trinta mil pessoas lotaram a Praça São Pedro na manhã deste sábado,26, para participar da Santa Missa presidida pelo Cardeal-arcebispo de Genova Angelo Bagnasco, que é presidente da Conferência Episcopal Italiana, por ocasião do 40º aniversário de fundação do Movimento da Renovação no Espírito. O movimento é a expressão italiana da Renovação Carismática Católica.



Antes da Missa, os fiéis tiveram momentos de oração, cantos e testemunhos. Depois, o Papa Bento XVI desceu à Praça para saudar pessoalmente os fiéis e o presidente nacional do Movimento, Salvatore Martinez.



Em seu discurso, o Papa agradeceu e encorajou os membros da Renovação, dizendo-se muito contente em encontrá-los justamente nas vésperas de Pentecostes, festividade fundamental para a Igreja e significativa para o Movimento.



Bento XVI reconheceu a obra apostólica destes fiéis que tanto contribuíram para o crescimento da vida espiritual conduzindo muitas famílias em crise ao amor de Deus, testemunhando a alegria da fé em Cristo e a beleza de ser discípulo de Jesus.



O Santo Padre também incentivou os membros do Movimento a prosseguirem sua obra sem ceder às tentações da mediocridade e do hábito: “O Senhor precisa de vocês para fazer de suas famílias, comunidades e cidades locais de amor e de esperança”.



Bento XVI também ressaltou a necessidade de se construir relações sociais com base na Palavra de Deus, tendo em vista a atual precariedade em que se vive hoje. “Com frequência faltam pontos válidos de referência em que se inspirar a própria existência. Portanto, se faz cada vez mais importante construir o edifício da vida e o conjunto das relações sociais sobre a rocha estável da Palavra de Deus, deixando-se guiar pelo Magistério da Igreja”, disse.



Perseverança



Depois, o Pontífice lembrou que, em meio a essa precariedade social, o Senhor está conosco e nos convida a crescer na confiança, na fidelidade de nossa vocação, na esperança e na caridade.“Por meio da caridade, até mesmo pessoas distantes ou indiferentes à mensagem do Evangelho conseguem se aproximar da verdade e se converter ao amor misericordioso do Pai celestial”, disse.



Neste sentido, Bento XVI confortou os fiéis afirmando que aprecia o que fazem para difundir a “cultura de Pentecostes” na sociedade, com iniciativas em favor das pessoas carentes e marginalizadas, como detentos e ex-detentos. O Pontífice os encorajou a prosseguir seu empenho pela família, lugar imprescindível de educação ao amor e ao sacrifício de si.



Antes de conceder sua benção apostólica aos presentes, Bento XVI lhes deixou a seguinte mensagem: “Queridos amigos da Renovação no Espírito Santo, não vos canseis de dirigir-se ao céu: o mundo precisa de oração! Servir homens e mulheres que sintam a atração do céu em sua vida, fazer do louvor do Senhor um estilo de vida nova. E sejam cristãos alegres! Confio todos a Maria Santíssima, presente no Cenáculo de Pentescostes. Perseverem com ela na oração, caminhem guiados pela luz do Espírito Santo vivendo e proclamando a mensagem de Cristo”, finalizou o Papa

quinta-feira, 10 de maio de 2012

FESTIVAL DE MÚSICA DIOCESANO E 4ª MOSTRA DE VALORES CRISTÃOS PELAS FESTIVIDADES DO JUBILEU DA DIOCESE DE PARANAGUÁ


FESTIVAL DE MÚSICA DIOCESANO E 4ª MOSTRA DE VALORES CRISTÃOS.
PELAS FESTIVIDADES DO JUBILEU DA DIOCESE DE PARANAGUÁ.
 
Local - Paróquia nossa Senhora da Paz.
Início - 08:00 horas com missa e término às 18:30  horas.
10/06/2012
 
Organização - Renovação Carismática Católica de Paranaguá e Pastoral da Educação.
Início da entrega dos trabalhos e inscrições dia 
26/04/2012 a 31/05/2012.
 
"NO ANO DA FÉ COMEMORAMOS 50 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO SOBRE AS BENÇÃOS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO"

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dúvidas frequentes sobre o Ministério de Intercessão



Vamos procurar responder algumas perguntas que normalmente nos são formuladas pelos intercessores. Pretendemos ajudar na elucidação destas dúvidas para que a intercessão realizada nos Grupos de Oração aconteça de forma correta para que possamos atingir os objetivos do Ministério de Intercessão.

1. Como formar a equipe de intercessão?
Para que uma pessoa faça parte da equipe de intercessão deverá passar pelas seguintes fases:
a) Participar de um Seminário de Vida no Espírito Santo.
b) Participar ativamente de um Grupo de Oração.
c) Ser convidada pela coordenação do Grupo de Oração para participar do Ministério de Intercessão.
d) Concluir as formações no Grupo de Perseverança.
e) Concluir a formação básica da RCC (Módulo Básico – antiga Escola Paulo Apóstolo).
f) Concluir a formação específica do Ministério de Intercessão.
g) Participar dos Sacramentos (Confissão e Eucaristia).
- O intercessor poderá participar das formações específicas do Ministério de Intercessão em paralelo com a formação básica da RCC.
- Deve-se evitar convidar pessoas para o Ministério de Intercessão que não apresentem verdadeira aptidão para ser um intercessor. Para isso, a coordenação do Grupo de Oração deve discernir juntamente com o futuro intercessor se existe de fato elementos na vida desta pessoa que justifique este chamado.

2. Por que o local da intercessão deve ser exclusivo aos intercessores?
O local onde acontece a intercessão deve ser restrito aos intercessores para se garantir privacidade para a equipe. Durante o período em que os intercessores estão intercedendo é importante que não haja dispersão a fim de que os intercessores possam se concentrar na oração. Para isso é importante que o local da intercessão (no Grupo de Oração ou nos eventos) seja escolhido com o critério de não haver circulação de pessoas ou mesmo atendimento de pessoas para oração. Este local pode ser uma capela onde haja o sacrário ou, se esta capela não oferecer a privacidade necessária, ou seja, for um local de frequente circulação de pessoas, outro local deve ser utilizado na paróquia ou na casa de um dos intercessores. O Santíssimo Sacramento não precisa necessariamente estar exposto durante a intercessão, porém é altamente recomendado que a intercessão aconteça diante de um sacrário com a hóstia consagrada em seu interior. No entanto, como explicado acima, deve-se obedecer ao critério do local oferecer privacidade, se não for possível, a intercessão poderá ser realizada em outro local onde não haja sacrário, mas deve ser um local digno para se realizar a intercessão.

3. O intercessor deve interceder enquanto participa da Reunião de Oração de seu Grupo de Oração?
O Ministério de Intercessão é uma das equipes de serviço do Grupo de Oração, sendo assim, todos os que dela fazem parte são participantes do mesmo Grupo de Oração onde fervorosamente louvam, vivem os carismas e ouvem a Palavra proclamada. O Intercessor é um participante assíduo do seu Grupo de Oração! Durante a Reunião de Oração, os intercessores estão dentro do grupo, participando e vivendo o Pentecostes. Todo servo na RCC, em qualquer esfera, é antes de tudo um participante do Grupo de Oração. Todos os ministérios/serviços nascem e são caracterizados pelo exercício continuado dos carismas no Grupo de Oração. Portanto, todos devem participar permanentemente dele (cf. At 2,42-47). A Reunião de Oração é, após a Santa Missa, a principal fonte de abastecimento espiritual para todos os servos e, portanto, do intercessor também. Por isso, o intercessor deve estar livre para participar da Reunião de Oração. O ideal é que o intercessor não esteja preocupado em interceder neste momento, porque esta postura não o permitirá manter total atenção na Reunião de Oração. A intercessão para a Reunião de Oração deve acontecer durante a semana, na reunião de intercessão e durante os demais dias através da oração pessoal do intercessor.

4. O intercessor pode receber pessoas para prestar atendimento de oração durante a intercessão?
Durante a intercessão o intercessor deverá seguir a sequência da reunião de intercessão e nesta sequência não está previsto o atendimento de oração que deverá ser prestado pelo Ministério de Oração por Cura e Libertação, que possui formação para isto. O ofício do intercessor é interceder e Interceder é colocar-se no lugar de alguém; é se interpor; é mediar-se; é atuar no lugar de outro; significa representar alguém clamando por ele junto a Deus.  Interceder é investir horas na presença de Deus em fervorosa oração, em prol de alguém ou de alguma causa. Intercessão é um combate travado contra o inimigo para resgatar almas para Jesus; é trazer à luz filhos espirituais. Portanto, interceder é estar entre Deus e os homens por uma causa e isso significa abrir guerra frontal contra satanás. Desta forma não é recomendável o atendimento individual de oração por pessoas durante a intercessão no Grupo de Oração ou em eventos da RCC.

5. Como proceder com a caixinha de pedidos de oração?
Ao orar pelas intenções da caixinha, deve-se deixar o Espírito Santo inspirar a oração, pedindo dons de revelação impondo-se as mãos sobre a caixinha, e nunca ler os pedidos. Após um período os papeis da caixinha devem ser queimados e, para isso, uma celebração com a participação das pessoas que frequentam a Reunião de Oração poderia ser preparada especialmente para este fim. Para manter o sigilo dos pedidos deve-se providenciar uma forma de lacrar a caixinha e a mesma deve ser guardada em lugar seguro na igreja ou na casa de algum intercessor escolhido pelo coordenador do Grupo de Oração. A caixinha deve sempre estar disponível em local bem visível na Reunião de Oração para que as pessoas depositem suas intenções. É importante que a caixinha seja levada em todas as reuniões de intercessão e o quanto possível na celebração das Santas Missas depositando-a próximo ao altar com a permissão prévia do pároco.

6. O que fazer quando o intercessor não participa com regularidade da intercessão ou do Grupo de Oração?
É imprescindível a presença do intercessor nas reuniões do Grupo de Oração, tanto quanto no dia da reunião da intercessão. O dia e a hora do grupo de intercessão devem ser respeitados e levados a sério. A intercessão é um ministério que deve ser exercido no dia-a-dia do intercessor, a pessoa continua a interceder mesmo fora das reuniões, em sua vida diária, em meio aos afazeres (podemos orar em línguas no nosso íntimo bem como a oração do nome de Jesus).  Se uma pessoa, mesmo sendo boa intercessora, tem dificuldades em frequentar a reunião do Grupo de Oração e a reunião da intercessão, ela não deve atuar no Ministério de Intercessão. Naturalmente que doenças, viagens, prioridades de estado (família, estudos etc.) fazem parte da vida dos intercessores, acarretando por vezes ausências que não podem ser vistas como infidelidade à aliança. Contudo, se se fizer necessária uma ausência prolongada, o intercessor deverá pedir licença da equipe. Nesses casos é importante buscar auxílio para o discernimento tanto para o afastamento quanto para o retorno.

7. Quantas pessoas devem fazer parte da equipe de intercessão?
A quantidade de intercessores em uma equipe de intercessão deve ser o suficiente para que seja possível evitar que eventuais desfalques da equipe impeçam que haja a reunião. Recomendamos que a equipe seja formada com no mínimo seis e no máximo 12 intercessores. No entanto, se um Grupo de Oração que ainda não possui um número de servos suficiente, a equipe poderá ser formada com um número inferior a seis intercessores, porém, é necessário que se procure formas de aumentar o número de servos no Grupo de Oração a fim de que a equipe de intercessão seja formada ao menos com o número mínimo de intercessores sugerido.

Considerações finais:
Sabemos que outras situações que não foram aqui abordadas poderão ocorrer ou estão ocorrendo na equipe. Por isso, orientamos que os intercessores peçam na oração o auxílio do Espírito Santo e procurem, juntamente com a coordenação do Grupo de Oração, resolver os conflitos com discernimento e caridade, buscando sempre a melhor solução. No entanto, é fundamental a todos nós o entendimento de que a nossa intercessão, quando realizada com maturidade, forma um “cinturão”, uma “muralha” de proteção para toda a RCC e, por isso, é necessário que o exercício do nosso ministério seja realizado com muita responsabilidade e com alto nível de comprometimento. A intercessão é a última instância de proteção contra o inimigo e contra os nossos erros e pecados, por isso, o intercessor não pode deixar brechas e nem vacilar. É necessário estar vigilante em tempo integral.
Que Nossa Senhora, a primeira intercessora, nos ajude no cumprimento do nosso ministério.
Núcleo nacional do Ministério de Intercessão da RCCBRASIL


domingo, 22 de abril de 2012

CONGRESSO DIOCESANO DO MINISTÉRIO JOVEM

Aconteceu neste fim de semana na Capela de Nossa Senhora Aparecida em Matinhos, o Congresso Diocesano do Ministério Jovem, que contou com a presença de jovens de toda Diocese Paranaguá.




Os pregadores foram Helton Adriano Souza, Coordenador Estadual do Ministério Jovem do Paraná e sua esposa Kelly Cristina, que conduzidos pela moção da RCC de "Apascentai minhas ovelhas", levaram a juventude nossa Diocese a experimentar momentos de profunda intimidade com Jesus, com orações, adoração e clamores pedindo a efusão do Espírito Santo.

Deus em seu profundo amor derramou seu Santo Espírito sobre a vida de todos os Jovens, mostrando suas vontades e moções na vida do Ministério Jovem da Diocese de Paranaguá.



‎" Filhos meus, eis que trago um novo tempo. Que todo 

joelho se dobre pois estou reestabelecendo meu

Senhorio neste lugar. Ide evangelizar a todas as 

nações. Ide por mim e eu irei por vós "

Testemunho:
Deus me deu o Dom da Paciência, 
me curou fisicamente e me fez 
conhecer novas pessoas. É a
primeira viagem que faço com o 
Grupo de Jovens e espero mais vezes.
Deus me Abençoa a cada momento.
JSN

"Mas eu escolho Deus,

Eu escolho ser amigo de Deus
Eu escolho Cristo todo dia,
Já morri pra minha vida e agora eu vivo a vida de Deus" 




Seminário de vida no Espírito Santo


Vivendo a plenitude do tempo Pascal de experimentarmos a graça da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo e já vivenciando a expectativa para o dia de Pentecostes, a Renovação Carismática Católica da Diocese de Paranaguá, dentro do seus grupos de Orações está trabalhando com o Seminário de vida no Espírito Santo. O Seminário de Vida no Espírito Santo não um curso de doutrina apenas, mas uma experiência de vida, um momento de conhecer, recuperar e aprofundar o relacionamento com Jesus Cristo Salvador e Senhor. Momento de se encontrar com Deus Pai e deixar-se envolver com a força do Espírito Santo.

Vários Grupos de Oração de nossa diocese já estão caminhando com os Seminário de Vida no Espírito Santo, e no sábado dia 14 de Abril o Grupo de Oração Elena Guerra na Catedral Diocesana de Paranaguá, iniciou seu Seminário com a Pregação sobre o Amor de Deus que teve como Pregador o Vigário da Diocese de Paranaguá Pe. José Miguel.

 Usando a história da vida de São Paulo, sua perseguição aos cristãos, sua conversão e sua peregrinação pregando a vida em Jesus Cristo, trouxemos uma mensagem da fonte de Amor que encontramos na vivencia fiel a Deus.

Experiencias profundas das graças do senhor temos experimentado em nossos Grupos de Oração em toda nossa Diocese com os Seminário de Vida no Espírito Santo.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

REUNIÃO ESTADUAL MINISTÉRIO DE MÚSICA E ARTES

Aconteceu na Chácara Dois Corações na cidade de Piraquara neste Sábado, dia 14 de Abril, a reunião estadual do Ministério de Música e Artes, que contou com a participação de alguns Coordenadores de Ministério de Dioceses do estado. 
A nossa Coordenadora Ana Cléia esteve presente nesta reunião. Durante a manhã aconteceu um forte momento de oração na qual todos puderam vivenciar a forte ação do Espírito Santo na vida de todos que lá estavam. Ao fim da oração o Coordenador Estadual do Ministério de Música e Artes Marcio, começou a passar os direcionamentos aos coordenadores presentes, trabalhando a unidade do Ministério, e o Tema da RCC para 2012 "Apascentai minhas ovelhas".

-------------------------------------------------------------------------------









quarta-feira, 4 de abril de 2012

Encontro de Dons e Carismas - Bocaiuva do Sul

A Renovação Carismática Católica da Diocese de Paranaguá, realizou no ultimo Domingo dia primeiro de abril na cidade de Bocaiuva do Sul, Encontro de Dons e Carismas para os Servos do Grupo de Oração Getsêmani, que contou com a animação e Pregação do Grupo de Oração Santíssimo Redentor da Cidade de Paranaguá.
Como neste domingo Celebramos o domingo de Ramos todos os participantes antes de iniciar o Encontro, participaram da Procissão de Ramos e da Santa missa, que contou com quase mil pessoas, que demonstraram toda sua fé pelas ruas da cidade e  durante toda Santa Missa Presidida pelo Padre Nilton, pároco da Paróquia de Santa Antonio de Bocaiuva do Sul, oraram e entoaram cantos “Hosana, Hosana ao nosso Rei”.
Após o término da Santa missa todos se dirigiram até o salão Paroquial aonde se deu inicio ao encontro, com cantos de louvor e orações, em seguida Claudio José deu inicio a Pregação falando sobre os Carismas.
Durante o horário de Almoço, Elise Alves integrante do Núcleo Diocesano do Ministério Jovem reuniu-se com os Jovens que são Servos do Grupo de Oração Getsêmani, e estavam participando do Encontro, para repassar informações e material do Congresso Mundial do Ministério Jovem que acontece em Foz do Iguaçu-PR, entre 10 e 15 de Julho deste ano.
 além disso o Coordenador do Ministério de Comunicação Social Deniz José, repassou aos Jovens presentes as fichas e os cartazes do Congresso Diocesano do Ministério Jovem que acontece entre os dias 21 e 22 de Abril na Cidade de Matinhos, Paróquia de São Pedro Apóstolo.
Após o almoço, o período da tarde foi marcado por Pregações e vivencia de Oração entre os participantes, que puderam praticar os métodos de oração, com a graça da experiência do Batismo no Espírito Santo.

Durante toda a tarde do Encontro inclusive em todos os momentos de Oração contamos com a presença do Padre Nilton, que juntamente com os participantes vivenciou as graças da Efusão do Espírito Santo na vida de todos que ali estavam.

segunda-feira, 26 de março de 2012

REUNIÃO DO NÚCLEO DIOCESANO DA RCC DIOCESE DE PARANAGUÁ

O Núcleo da Renovação Carismática Católica da Diocese de Paranaguá esteve reunido na última sexta-feira na Catedral Diocesana de Paranaguá.

Dentre os momentos tivemos um forte momento de entrega e clamor, pedindo a Deus pela Diocese, seus Coordenadores e Grupos de Oração.


Na pauta da Reunião estiveram vários assuntos entre eles o Congresso Diocesano da RCC, o Festival de Musica 2012 em comemoração ao Jubileu da Diocese que será realizado em parceria com a Pastoral da Educação, Projeto nossa casa nossa benção, entre outros.

quarta-feira, 14 de março de 2012

ENTREVISTA DE DOM JOÃO

Missa abre comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese de Paranaguá


Uma missa de Ação de Graças abriu oficialmente as comemorações do Jubileu de Ouro (50 anos) da Diocese de Paranaguá. Todos os bispos do Paraná chegaram no domingo, 11, para participar da celebração, que aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, com inicio às 19h.
O anfitrião, dom João Alves dos Santos, bispo de Paranaguá, deu as boas vidas a todos e agradeceu a escolha da Diocese de Paranaguá para sediar o encontro dos bispos do Paraná. “É com grande alegria que abrimos oficialmente as comemorações dos cinquenta anos da nossa Diocese de Paranaguá, e também poder acolher todos os irmãos bispos do Regional Sul 2”, destacou dom João. Ele também lembrou que no dia 11 de março, do ano anterior, acontecia uma tragédia no litoral, e aproveitou a oportunidade para agradecer os bispos do Paraná, pelo auxílio e pronta ajuda, frente às dificuldades encontradas em várias paróquias, em decorrência as fortes chuvas.  
O arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, foi. Em seu discurso, enfatizou a importância que a cidade de Paranaguá teve na história da construção do Estado e da fé cristã em seu povo.  “Então abrimos esta assembleia na histórica e venerável Catedral de Nossa Senhora do Rosário, sendo a primeira igreja dedicada a ela em 1578. Em Paranaguá também se encontra o santuário estadual de Nossa Senhora do Rocio, devoção anterior até a de Nossa Senhora Aparecida. O Papa Paulo VI em 1977, reconheceu oficialmente o título de Padroeira do Estado do Paraná. Esta assembléia inicia com solene e piedosa missa de Ação a Graças de Deus por todos os dons concedidos a todos os diocesanos de Paranaguá e atingindo também todo o Paraná porque é que daqui se erradia toda a devoção de Nossa Senhora do Rocio a todo o Estado”, destacou dom Pedro Fedalto, que ainda fez um relato da história da Diocese de Paranaguá.  
O presidente Regional da CNBB Sul II, dom João Bosco, bispo de Umuarama, disse que a Assembleia é uma forma de homenagear a Diocese pelo seu jubileu de ouro. “Escolhemos Paranaguá por causa da celebração do seu Jubileu de Ouro e ficamos felizes porque pudemos celebrar com Dom João este acontecimento, assim vamos mostrando que nossa atividade abençoada por Deus é aquilo que realizamos unidos em Cristo”, destacou dom João Bosco.  
Antes de encerrar a celebração, o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, destacou que é com orgulho e satisfação que participará das comemorações dos 50 anos da Diocese de Paranaguá. “Vamos celebrar o Jubileu de Ouro participando com afinco de todos os momentos até o dia 21 de julho, data em que celebra os 50 anos da Diocese de Paranaguá. Damos boas vindas a todos em nome da prefeitura de Paranaguá e desejamos sucesso nestes dias de trabalho”, disse Baka.
Assembléia dos Bispos do Regional Sul II da CNBB
Está sendo realizada até ontem, 13, na Diocese de Paranaguá, a Assembléia dos Bispos do Regional Sul II (Paraná), com a presença de 25 bispos e arcebispos de todo Paraná.  “O encontro que estamos realizando é a Assembleia dos Bispos do Paraná. Ela é realizada sempre esta época anualmente, oportunidade em que podemos rever as atividades do Regional e buscamos a unidade da caminhada da Igreja no Paraná. Nós temos um grande encontro do povo de Deus que acontece em setembro, onde são estabelecidas as diretrizes da Igreja do Paraná. E neste encontro estamos revendo as decisões tomadas que estão se encaminhando nas dioceses. A Igreja de Cristo é bonita por causa disto, ela caminha em unidade. E o povo de Deus reconhece isso e vê nos bispos esta unidade”, destacou dom João Bosco. Ele também deixou uma mensagem a Diocese de Paranaguá. “Nós temos muita esperança e otimismo. Vivemos em um período em que muitas pessoas não vêem muito sentido em participar da Igreja, de viver com Deus e religiosamente. Mas estamos diante de uma perspectiva tão grande e bonita de iniciarmos um ano da fé, em prepararmos nossos jovens para a Jornada Mundial da Juventude. Em Cristo a gente nunca perde, a gente sempre ganha”, externou o presidente da Regional Sul 2. 

quarta-feira, 7 de março de 2012

CONGRESSO DIOCESANO DO MINISTÉRIO JOVEM

RETIRO DE CURA E LIBERTAÇÃO

Neste ultimo final de semana nos de 03 e 04 de março, a Renovação Carismática Católica da Diocese de Paranaguá, experimentou momentos de pura graça das mãos do Senhor. 
Nosso Encontro de Cura e Libertação foi agraciado de muitas curas e milagres, graças que o Senhor usou de sua humilde serva Maria Helena da Argentina, para serem derramadas na vida das quase 500 pessoas que participaram do Encontro.
As graças foram incontáveis na vida de toda a Igreja reunida em oração, tivemos a graça de contar com a presença em todos os momentos com Padre Adão, que como um pastor esteve o tempo todo ao nosso lado no Encontro, também a presença e ajuda  do Diácono Jorge Taborda e para selar tivemos a Graça da presença de nosso Bispo Dom João Alves que Celebrou a Santa Missa de Domingo e impulsionou a fé de suas ovelhas com suas palavras de animo e pastoreio. 
Experimentar o que o Senhor realiza é simplesmente fantástico, suas curas e libertações no enchem de animo a viver as vitórias sobre as dificuldades da vida e as ciladas que o inimigo coloca sobre todos nós.